Localização: Gramado - RS
Cliente: Agência Visão
Data: 2000
Solução: A Urban Systems é especialista em estudar e dimensionar vocações turísticas, seja para projetos imobiliários, como para destinos turísticos. Cidades e empreendedores devem buscar auxílio no entendimento de vocações e potencialidades de cada local, e na Urban Systems temos a solução adequada para a suas necessidades.
Clique na imagem e saiba mais sobre o desenvolvimento turístico na região de Gramado.
DEPOIMENTO:
“Quando a Urban Systems foi contratada para a realização de estudo de demanda, vocações e desenvolvimento, a região estava com um fluxo turístico baixo, com a rede hoteleira praticando tickets baixos, taxa de ocupação caindo e ficando defasada na sua capacidade de reposição de ativos.
Além da localização privilegiada e das belezas naturais de serra e montanha, notamos o potencial para o desenvolvimento de outras atividades que valorizassem a experiência e saíssem da sazonalidade restrita ao Inverno.”
Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems
DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO EM GRAMADO
O município de Gramado foi criado pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara. Ao longo destes anos, Gramado desenvolveu uma ampla e qualificada infraestrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul.
O desenvolvimento turístico na região passou por diversas mudanças até se tornar a referência nacional que é hoje, tendo Gramado sido eleito o quinto destino tendência mundial no setor em 2020.
Desenvolvimento turístico
Entre os anos de 1999 e 2000 a Urban Systems foi contratada pela Agência Visão, fundada em 1999, com o objetivo de promover o desenvolvimento turístico na Região das Hortênsias, formada pelas cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
A Agência Visão é uma associação civil formada por empresários da região, preocupados em desenvolver um novo plano estratégico para o turismo na região.
A Urban Systems identificou como integrar as tradições e cultura local, as atividades, as belezas naturais como montanhas, vinícolas, os passeios a cavalo passando pelas fazendas, produção local de comidas típicas, à rede hoteleira, ao comércio e aos serviços para que a cidade se tornasse destino vibrante com atrações durante todo o ano.
Diante desse diagnóstico, surgiram diversas novas atividades, atrativos e eventos turísticos de grande porte, resultando em um calendário de eventos, retendo os turistas por mais tempo.