MELHORES CIDADES PARA FAZER NEGÓCIOS
O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, e posteriormente divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras.
A pesquisa se originou de um estudo inovador realizado pela Urban Systems e também publicado pela Revista Exame, em 2011, que apontou as principais microrregiões que seriam os novos vetores de desenvolvimento do Brasil, sendo o primeiro estudo que indicou o desenvolvimento nas novas fronteiras de desenvolvimento do país.
Posteriormente, a partir de 2014 a Urban Systems adaptou o estudo e a visão dos fenômenos, para avaliar todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, para identificar as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios. Este conceito e metodologia permeou as publicações do estudo entre 2014 e 2019.
EDIÇÃO 2023
Chegamos à 10ª edição do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios!
Após uma série de edições baseadas na estimativa da população e no cruzamento de dados tendo base na projeção de crescimento da população, a edição 2023 das Melhores Cidades para Fazer Negócio usa as informações do Censo 2022, que como já foi abordado em nosso blog (confira aqui), trouxe algumas surpresas em relação ao tamanho das cidades.
Uma novidade nesta edição é a inclusão do eixo de Saúde, atendendo uma demanda para um olhar diferenciado para este setor que cada vez mais recebe investimento privado para suprir demandas das populações por todo o país.
O recorte de saúde, com objetivo de mapear as melhores cidades para investir no setor de Saúde contou com o mapeamento e análise de 9 indicadores, além dos indicadores do Macro Cenário.
Inaugurando uma parceria estratégica entre as empresas, a Bright Cities forneceu os dados para a Urban Systems elaborar o Ranking das Melhores cidades para fazer negócios, edição 2023.
Clique na imagem para
baixar o relatório completo
Clique na imagem para
acessar a plataforma online
EDIÇÃO 2022
Desde a edição de 2020 o estudo das Melhores Cidades para fazer Negócios sofreu alteração em relação as edições anteriores principalmente por conta do impacto da pandemia. Assim, enquanto em 2020 o diferencial do estudo foram os dados e indicadores relativo a COVID-19, em 2021 surgiram os dados de vacinação, que permitiram maior reabertura dos setores econômicos nas cidades.
Em 2022, dado o equilíbrio em relação ao contágio e óbito da doença, bem como uma maior homogeneização em relação ao percentual de habitantes vacinados no país, estes indicadores perdem seu impacto e até mesmo efeito, saindo assim da análise realizada.
Saindo estes indicadores relativos a doença e a vacinação, o setor Macroeconômico, com indicadores que são avaliados nos 6 recortes da pesquisa (eixos econômicos), é acrescentado um novo indicador, o de Endividamento do Municipal, que impacta diretamente na oportunidade da cidade investir em melhorais, seja na infraestrutura ou serviços.
Confira alguns conteúdos da Urban Systems sobre as Melhores Cidades para Fazer Negócios, edição 2022:
EDIÇÃO 2021
Em 2021 o Ranking das Melhores Cidades para Negócios, chega a sua 2ª edição em que apresenta a visão das melhores cidades para investir em diferentes segmentos de negócios: Mercado Imobiliário, Comércio, Serviços, Educação, Indústria e Agropecuária.
Mais uma vez, o estudo, com o intuito de se tornar atual, considera como novo indicador o índice de vacinação das cidades brasileiras, considerando o percentual do total da população “totalmente” imunizada, ou seja, com a segunda dose ou dose única aplicada.
Os dados coletados nos mostram que municípios com maior incidência de vacinação, conseguiram de forma mais segura retomar atividades econômicas e recuperar empregos e negócios.
Assim, os resultados da edição 2021 do Ranking das Melhores Cidades para Negócios teve a adição de 2 novos indicadores: o percentual de população total vacinada em 15 de outubro de 2021 e o percentual de empregos gerados na construção civil, este último específico para o setor econômico da construção civil, um dos seis analisados, e único em que este indicador não era considerado na edição passada do estudo.
Confira todos os conteúdos da Urban Systems sobre as Melhores Cidades para Fazer Negócios, edição 2021:
EDIÇÃO 2020
Em 2020, considerando os impactos do coronavírus (COVID-19), bem como a intenção de manter o estudo atual e renovado, a Urban Systems alterou seu conceito e indicadores, o que resultou em um olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios, agora considerando resultados para os setores industrial, comercial, serviço, de educação, mercado imobiliário e agropecuária.
Dessa forma, com mais de 60 indicadores, a edição 2020 do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios, também designada de versão 2.0 do estudo, traz 6 listas das melhores cidades para investir, contemplando novos indicadores que traduzem informações relevantes quanto a demanda, oferta, crescimento do setor, infraestrutura e capital humano relativos a cada um desses eixos analisados.
Complementa o estudo, um eixo comum a todos os setores, denominado de “Macro Cenário”, que traz indicadores relativo ao macro cenário do município (gestão fiscal, empregabilidade) e também relativos ao impacto da COVID-19 na saúde (infectados, mortalidade e letalidade da doença) e na economia (saldo de empregos em 2020) de cada cidade.
Confira aqui o estudo completo de 2020, apresentando indicadores, fonte e data de coleta, bem como a lista das melhores cidades para investir em 6 grandes setores.
EDIÇÕES ANTERIORES
As edições anteriores do Estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios permanecem disponíveis para consulta e a partir de 2020 interrompem uma análise evolutiva das cidades, devido a mudança de conceito do estudo e dos indicadores avaliados.
Foram 6 publicações anuais realizadas com o conceito anterior, a última, publicada na edição 1195 da Revista Exame, em 2019. Clique aqui para baixar o estudo completo (2019).
O estudo tem como base o levantamento de dados e indicadores das cidades analisadas e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa. Para conhecer os indicadores utilizados nas edições anteriores do estudo, as métricas aplicadas e a fonte e período de cada informação, basta acessar a sessão apêndice do estudo completo.
Até 2019, o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios apresentou resultado das melhores cidades onde se investir, considerando fatores socioedemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. A pesquisa trouxe ainda recorte dos municípios em quatro principais eixos, importantes para o desenvolvimento de negócios, com a junção de indicadores do estudo principal, acrescido de novos indicadores. Os eixos são: desenvolvimento econômico (maturidade e crescimento da cidade), capital humano (relativo a qualificação profissional e formação de mão de obra), desenvolvimento social (reflexo social do desenvolvimento da cidade) e infraestrutura (básica para o desenvolvimento de negócios).