top of page

DESENVOLVIMENTO URBANO

Os estudos para auxiliar o desenvolvimento urbano e econômico das cidades elaborados pela Urban Systems consideram a dimensão ampliada do olhar de negócios, elevando o município ao protagonismo deste processo, e identificando, dentre os diversos segmentos analisados, as oportunidades com potencial para induzir e ampliar a sustentabilidade do desenvolvimento.

O diagnóstico assertivo da cidade é uma das principais etapas do planejamento estratégico, em que se obtém uma visão detalhada e embasada da situação atual, identificando as necessidades, demandas, potencialidades e desafios enfrentados. Essa análise aprofundada é a base para a elaboração do plano estratégico, que estabelece as metas, objetivos e diretrizes a serem seguidas. Por fim, no plano de ação serão definidas as ações concretas, cronogramas e responsabilidades para implementar as estratégias delineadas.

Com essa estrutura de planejamento estratégico, a cidade tem uma abordagem holística, abrangendo diferentes aspectos e áreas, como infraestrutura, desenvolvimento econômico, sustentabilidade ambiental, mobilidade urbana, entre outros. Isso garante uma gestão mais eficiente, promovendo o crescimento equilibrado e o bem-estar da população.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico assertivo da cidade é a primeira etapa fundamental no processo de elaboração de um planejamento estratégico eficaz. Ele consiste em realizar uma radiografia completa de todos os eixos estratégicos da cidade, buscando compreender suas principais forças e pontos de melhoria. O objetivo principal é obter uma visão abrangente do cenário atual de cada eixo estratégico da cidade (figura abaixo), identificando os desafios, potencialidades, recursos disponíveis e direcionando o planejamento para um futuro sustentável.


Essa etapa oferece a oportunidade de identificar os pontos fortes e fracos da cidade, revelando áreas de excelência e setores que precisam de maior atenção e investimento. Isso ajuda a direcionar recursos e investimentos de forma mais eficiente, maximizando o impacto das ações, garantindo um crescimento sustentável e equilibrado.

DIAGNÓSTICO

Imagem1.png
PLANO ESTRATÉGICO

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Urbano, como o nome diz, é um plano de grande aprofundamento da dinâmica do município, apresentando estratégias para atrair investimentos e direcionar as ações de políticas públicas. 


O enfoque econômico analisa clusters produtivos identificando setores motrizes para o desenvolvimento econômico da cidade (ou infraestruturas, como um aeroporto), por meio de dinamização dos setores já desenvolvidos e por aqueles que ainda não estão alocados no território.


A abordagem é regional engloba o entendimento de toda a dinâmica econômica que envolve a região em que o município se encontra, potencializando sinergias e reduzindo fraquezas.


A abordagem urbana apresenta diretrizes estratégicas para a ordenação territorial, visando que ela seja uma facilitadora do desenvolvimento econômico sustentável e não crie situações e condições contrárias aos princípios das Smart Cities. Por ser um plano estratégico, apresenta diretrizes claras e mensuráveis, de curto, médio e longo prazo.

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E URBANO

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO

A tangibilização e aplicação das diretrizes estabelecidas no Plano Estratégico para o desenvolvimento sustentável econômico e urbano de uma cidade ocorre com a construção de um plano de ações.


Cada diretriz ou objetivo planejados receberá também uma qualificação de sua relevância e urgência de acordo com o impacto que pode proporcionar no desenvolvimento da cidade, sempre considerando as sinergias e externalidades positivas e negativas de cada ação.


Assim, constrói-se um vasto cardápio de ações potenciais por meio de políticas públicas e investimentos, que também podem contar com uma importante contribuição da iniciativa privada como fomentadora e/ou viabilizadora de tais investimentos. Este roll de ações é hierarquizado de acordo com as necessidades e com a capacidade de mobilização para sua execução.


Assim, o diagnóstico inicial se materializa em soluções práticas para um futuro mais pujante, resiliente e sustentável.

GOVERNANÇA COLABORATIVA

A colaboração é um dos novos preceitos para o desenvolvimento de cidades melhores para seus habitantes e empresários, e cada vez mais o poder público une forças com empresas privadas para um planejamento moderno e eficiente.


Um Plano Estratégico de uma cidade geralmente tem origem no próprio poder público, com o intuito de criar estratégias para atingir todo seu potencial por meio de conceitos como cidades inteligentes e sustentáveis. 


Entretanto, este não é o único ator capaz de originar tais estratégias. Cada vez mais associações empresariais buscam formas de colaborar com o desenvolvimento de sua cidade, compreendendo que a prosperidade urbana – social e econômica – gera oportunidades de negócios.


Atualmente, são muitas as cidades que têm como idealizadores dos Planos Estratégicos grupos empresariais que buscam contribuir com o desenvolvimento da cidade, visando a sustentabilidade social, econômica e ambiental de sua cidade.

GOVERNANÇA COLABORATIVA

CASES URBAN SYSTEMS

CASES

Com 24 anos de experiência a Urban Systems traz a visão de risco de mercado e norteia a tomada de decisão por meio de estudos de inteligência de mercado, análise da lógica urbana e mapeamento da cidade mental. Saiba mais sobre o conceito de lógica urbana e cidade mental aqui! 

Sua cidade está preparada para o seu novo ciclo de desenvolvimento? Conte com a Urban Systems para pensarmos e traçarmos de forma colaborativa os próximos passos para um desenvolvimento urbano, econômico e social da sua cidade.

Post_BNDES_RIO.png
Post_SaoLuis_Inteligente.png
WhatsApp Image 2024-09-02 at 14.18.25.jpeg
bottom of page